terça-feira, 30 de junho de 2009

Medicina Oriental e a natureza

Um dos aspectos da medicina natural, que tem sido fator de resgate desta no último século, é a atenção que detém sobre a relação entre o homem e a natureza.
No Shiatsu e na medicina tradicional chinesa desenvolveu-se um modo muito peculiar de representar as diversas manifestações orgânicas do corpo humano. Foi uma representação corporal pelo uso de símbolos vinculados à natureza: fogo, água, terra, metal e madeira.
A cada um destes elementos está relacionado um órgão (zang), uma víscera (fu), uma estação do ano, uma cor, um sabor, uma emoção e muitas outras coisas que vão servir para ajudar a detectar os estados de desequilíbrio que uma pessoa possa apresentar. A interação destes cinco elementos formam uma dinâmica de funcionamento do nosso corpo, e o equilíbrio funcional de todos eles significa saúde.

Para criar uma boa compreensão, deixe-me mostrar, sem muita profundidade, as relações de um dos elementos: o elemento terra. Representado pela cor amarela, tem como órgão relacionado o baço (pâncreas) e como víscera o estômago; seu sabor é doce, manifesta-se na boca, o comportamento ou sentimento é a obsessão, o som é o canto e a entidade psíquica é o pensamento. Portanto, se uma pessoa apresentar muita preocupação, ou seja, pensamentos constantes e ruins, estará acusando desequilíbrio no elemento terra, assim como por uma preferência exagerada pelo sabor doce ou pela cor amarela. E o desequilíbrio em terra vai afetar o metal, pois terra gera metal, e vai afetar a água também, pois terra controla a água. Estes são pequenos exemplos da interação entre os elementos.

Assim, todos os órgãos possuem influência uns sobre os outros e sobre todos os aspectos da nossa vida, inclusive nossas preferências por cores e sabores. Interessante, não é? a compreenção de todos estes elementos poderá servir como um mapa, para auxiliar uma percepição dinâmica do organismo,buscando detectar os desequilibrios antes que se manifestem como doeças, com sintomas graves.Saberes do oriente...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ecologia, Economia, Responsabilidade universal

Acessos pelo mundo.